Branca Da Cruz/ Outubro 19, 2019/ Uncategorised

Viagem a bordo de um dos Galeões do Sal, o Riquitum e o Pego do Altar, na descoberta da comunidade de golfinhos do Sado, pelas magníficas paisagens do Estuário do Sado, costa de Troia e Arrábida. O passeio efectua-se durante todo o ano com saídas de Setúbal e Troia, e tem a duração de 2 horas e meia a 3 horas. A população residente de roazes no Sado e na costa marinha adjacente, Tróia e Arrábida, é um caso único em Portugal e raro no mundo. Desconhece-se há quanto tempo os roazes vivem no Sado. Tudo nos leva a crer que aqui residam desde há longa data. O registo mais antigo do avistamento de dois golfinhos no Sado, data de 1863, e é do naturalista José Vicente Barboza du Bocage. Os primeiros estudos da população de roazes no Rio Sado, datam do início dos anos 80 e nessa altura contaram-se perto de 40 golfinhos, mas nas últimas décadas registou-se um declínio. Atualmente, a população de golfinhos do Sado mantém-se ameaçada e muito vulnerável.

Observação Possível da Fauna do Estuário do Sado com a Troia Cruze

Golfinhos, Cormorão ou Corvo-marinho, Garças brancas, Garças cinzentas, Pilritos de peito preto, Garrentos, Pernilongo, Cegonhas branca, Alfaiates, Flamingos. Mais raramente Garça vermelha, Garçote, Águia Sapeira, Camão, Borrelho grande de coleira, Milherango, Chilreta, Corujas do Nabal. *Para os amantes da observação de aves temos informação técnica a bordo.

Rota dos Golfinhos

Venha num passeio pelo Estuário do Sado conhecer os golfinhos que aqui habitam. De Setúbal à Península de Tróia, sempre com a Arrábida como pano de fundo, esta vai ser uma viagem inesquecível e única!
  1. Largada da Doca das Fontainhas em Setúbal com rumo S. Sensivelmente a meio do rio pode observar os seguintes Pontos Conspícuos:
  2. Castelo de Palmela (Ponto Cardeal N) (Sec. VIII)
  3. Castelo de S. Filipe (NW) (Sec. XVI)
  4. Forte Albarquel (ONW) (Sec. XVI) Deixando a EB à bóia Cardinal João Farto ficamos com a Península de Tróia a Bombordo e fixamos a nossa proa na direcção da Barra Natural do Sado. Durante esta perna da nossa Rota a Estibordo podemos observar:
  5. Palácio da Comenda (NNW) (Sec. XX)
  6. Fortaleza do Outão (WNW) (Sec. XIII)
  7. Praias da Figueirinha, Galapos e Portinho da Arrábida
  8. Rumo Sul de acordo com as condições meteorológicas do dia. Costa da Galé?
  9. Rumo Norte com a Península de Tróia a Estibordo
  10. Rumo E Subindo o Rio Sado
  11. Baixo do Campanário (N)
  12. Ruínas Romanas de Tróia (SE) (Sec. I a IV)
  13. Regresso a Setúbal
  • com condições favoráveis de maré poderemos dar EB à Marca 5 bordejando a península de Tróia até ao Beach Club.
Neste cruzeiro vamos seguir parte da rota mais usada pela comunidade de golfinhos residente no estuário do Sado. a probabilidade de os encontramos é elevada embora não esquecendo que são animais em liberdade. A paisagem, as 4 reservas naturais, o património ribeirinho, “a baía mais bela e tão só”, que os golfinhos serão apenas a cereja no topo do bolo. Acima de tudo poderemos sempre fruir este paraíso náutico.
Share this Post